Catequese Infanto Juvenil

A Catequese é caminho de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que é capaz de mudar nossa vida, levar ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário.

A Catequese, como elemento importante da iniciação à vida cristã, implica um longo processo vital de introdução dos cristãos não plenamente iniciados, seja qual for a sua idade, nos diversos aspectos essenciais da fé cristã. (DNC 38).

A Catequese Infanto-Juvenil Paroquial tem o objetivo de acolher crianças de 7 a 13 anos para a realização de uma formação doutrinária e cristã, dentro dos parâmetros estabelecidos pela nossa Igreja Católica Apostólica Romana.

As crianças são introduzidas nos grandes segredos da fé (mistérios) da Vida Nova, revelada em Cristo Jesus e celebrada na liturgia, seguindo a metodologia VER-JULGAR-AGIR, vai muito além do ensino, interagindo Fé e Vida.

Busca o crescimento global da criança, tendo em vista as experiências vividas, levando em conta seus problemas e experiências familiares e espirituais. Educando para a prática da caridade na solidariedade, mudanças socioculturais e para assumir responsabilidade na missão da Igreja. Ilumina e revela o sentido da vida. Além de preparar as crianças para a Iniciação Eucarística.
”Quem diz mensagem diz algo mais que doutrina.” (Papa João Paulo II)

De acordo com as Orientadoras da Arquidiocese, as Etapas se distribuem na seguinte organização.

• PRÉ-CATEQUESE – Amiguinhos de Jesus
  • Amiguinhos de Jesus I: com 7 anos completos